domingo, janeiro 22, 2006

Portugal, o maior hospital!

Há coisas mesmo estranhas na vida. Veja-se este nosso País; ele é doenças que nunca mais acabam, crises atrás de crises, mal nos pomos em pé, de tão coxos que andamos, e no entanto temos médicos que nunca mais acabam.
Uma pessoa entra numa Universidade, é Dr. para aqui, Dra. para ali, parece que em todo lado se estuda medicina. Vamos a uma Câmara Municipal para tratar dum assunto qualquer, e chamam-nos logo a Dra. Ana Luísa, ou perguntam ao Dr. Henrique onde está a Dra. Manuela. Os debates na televisão, não admira que tão pouca gente os veja, é sempre entre médicos. Nas empresas a mesma coisa, não admira que sejamos tão pouco competitivos, são tantos médicos no lugar de técnicos.
Enfim, como podemos ser tão doentes, quando o nosso País é um Hospital?



Outro fenómeno estranho é a quantidade de pessoas que se chamam Engenheiro. É Sr. Engenheiro para aqui, Sr. Engenheiro para ali, são quase tantos como as Marias. No outro dia fui a um Seminário da Ordem dos Engenheiros, e todos os oradores tinham na sua frente um papel que os identificava. Era o Sr. Engenheiro João Fraga, a Sr.ª Engenheira não sei o quê, o Sr. Engenheiro tal e coiso, e depois estava lá o Sr. Francis Bacon, um senhor Suíço, presidente de uma companhia Suiça, que a única coisa que tinha em comum com o nome dos outros senhores, era o facto de ser Engenheiro mecânico. Ele também achou piada ao facto de todos terem o nome Engenheiro, e comentou que na Suiça nunca isso lhes tinha ocorrido, porque lá o Engenheiro é bem conceituado, e eles até podiam aproveitar e começar a chamarem-se uns aos outros Engenheiro. Mas também não admira que esse facto lhes tenha passado despercebido, aqueles Suíços são uma cambada de atrasados.

Sem comentários: