sexta-feira, julho 07, 2006

O atraso de Portugal

O facto de Portugal ser um atraso competitivo em relação a muitos outros Países, não só no domínio económico, mas também do das artes (e também atraso social, comportamental), é explicado, e quantificado, em grande parte, pela quantidade de pessoas que aqui acham que sou doido, quando viajo sozinho.


Viajar é extremamente importante. É o contacto com diferentes culturas, e principalmente diferentes pessoas e suas formas de pensar, de ser, de agir, que nos abre horizontes, muda perspectivas, e nos ensina a sermos cautelosos nos preconceitos.
Viajar ensina-nos a relativizar, exercita-nos a coragem e o instinto, dá-nos inteligência, e potencia a nossa criatividade.
O mundo está aí, globalizado, e quanto menos o conhecermos, mais errados estamos no seu julgamento. E em última análise, pior preparados para o enfrentar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Xaval, viajas sozinho pq não tens amigos! Não tens ninguém! Zero!! Aquele número parecido com um O!

"Atira-te óme"!

Um abraço

L from Cabeço

ANTONIO DELGADO disse...

CAro Atalívio,
é a primeira vez que venho ao seu blog, mas quero dar-lhe os parabens por esta postagem, ela com pouco consegue dizer muito...E, não se preocupe com aquilo que as pessoas acham, mas sim, com aquilo que voce acha!

Um abraço e não mude pelos "achismos" dos outros

Cordialmente

Antonio Delgado