quinta-feira, setembro 01, 2005

"Deus face à Ciência"

Acabei há dias de ler um livro bastante interessante. Já o tinha na prateleira há alguns anos, foi-me oferecido a pedido meu, e lá esteve até há pouco tempo. É a primeira vez que faço aqui publicidade a um livro, e se o faço é porque acho a sua leitura pertinente, e porque o tema do livro é sobre um assunto que ocupa grande parte do meu raciocínio e alguma parte da minha leitura.
Quem me conhece sabe que sou crítico acérrimo da religião católica, e de uma maneira geral, de todas as formas de religião. No entanto, e como em tudo, nunca fui de ler, ou de ouvir, apenas o que vai de acordo com a minha opinião; pelo contrário, sempre gostei de olhar as realidades, e tentar fazer por mim a minha avaliação, obviamente influenciada pelo meu pensamento, mas procurando a imparcialidade na lógica, ou no raciocínio lógico. Este argumento poderá ser atacado por alguns, no sentido em que me poderão dizer que os caminhos da fé fogem da racionalidade. Não o duvido, alias, estou até bastante convencido disso, mas aquilo que critico não é a fé nem a crença, mas apenas os caminhos e as direcções que em nome da fé se tomam, quando eles ultrapassam a área de influência do individual, e cuja influência seja prejudicial, no sentido em que se baseia em argumentos irracionais, contribuindo não só para o desenvolvimento de uma ignorância colectiva, como para o atraso e pouco saudável desenvolvimento social.
O título do livro é “ Deus face à Ciência”, de Claude Allegre e a editora a Gradiva. No entanto, o livro poderia chamar-se “A religião face à Ciência”, pois visto que poucos são os discursos de Deus que chegam até nós, o autor teve de usar muitas vezes os seus “representantes” e “interlocutores”. O livro faz uma abordagem dos conflitos que houve ao longo dos tempos entre a religião e a ciência, e também, e através disso, os lugares onde a ciência se desenvolveu mais, tendo em conta a religião presente. Além disso, o livro é enriquecedor tanto para homens como eu do ramo da ciência, como para todos, pelo que de informação nós dá do surgimento de algumas descobertas, e algumas curiosidades. Pelo lado da religião é também interessante porque também nos apresenta uma leve perspectiva histórica. No fundo considero o livro bastante imparcial, porque é muito expositivo, apoiando-se sempre em factos históricos, e penso que é um livro bastante interessante tanto para crentes, como para não crentes, pois apresenta-nos os factos para que possamos sobre eles reflectir.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!! Acerca deste tema, permite-me sugerir um livro fantástico " VATICANO CONTRA CRISTO" ( Noticias Editorial ), escrito por Monsenhores ao serviço da Igreja na Cúria Romana, sob pseudónimo ( obviamente!! ). É importante porque é um relato que parte de alguém que tem uma relação muito estreita com o Sistema Católico Romano e fundamenta brilhantemente as suas afirmações.
Tem um capítulo brutal - "Clientelas episcopais e baronias cardinalícias"; denunciam tráfico de influências, comportamentos menos dignos, escandalos, lutas de poder no vaticano, etc...mas deixa uma mensagem importante ao separar a "Religião" do "Vaticano", porque acreditam na existência duma forma pura da fé e da Religião, que não a mesma praticada pelos senhores do Vaticano. Recomenda-se.
Jokinhasss para o ATA!!!

Anónimo disse...

http://diariodaminhapsique.blogspot.com/2008/05/espiritualidade-no-religio.html